Parábolas de Jesus
Ensinamento Cristão
Certa ocasião, os discípulos de Jesus vieram até Ele e perguntaram:
— Senhor, por que fala com eles por parábolas?
Jesus respondeu:
— Porque para vocês foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas para eles não foi dado. Falo por parábolas, porque o coração deste povo está pesado e, por isso, eles não veem, não ouvem e nem entendem.
* * *
Jesus explica aos Seus discípulos que fala por parábolas porque algumas pessoas não estão em condições de compreender certos assuntos. Contar tudo a elas seria inútil naquele momento.
No entanto, como os discípulos eram mais avançados moral e intelectualmente, Jesus foi capaz de iniciá-los em verdades mais abstratas.
Portanto, todo ensinamento deve ser proporcional à capacidade de compreensão daquele a quem se dirige, tudo deve vir no tempo certo, de acordo com a maturidade, pois há pessoas que quando veem uma luz muito forte, ao invés de iluminá-las, as ofuscam.
Jesus expressava-se por parábolas, revelando a Humanidade sua Doutrina, que contém princípios importantes da evolução moral que cada um deve fazer para ser merecedor do reino dos céus. Jesus foi perfeitamente claro sobre a condição única da evolução moral: a caridade e a humildade.
As parábolas eram utilizadas para transmitir verdades, de forma alegórica que chamavam e prendiam a atenção de todos que as ouviam. Os ensinamentos de Jesus ficavam mais claros por meio delas, pois Ele utilizava comparações entre fatos do cotidiano e a conduta moral correta.
Portanto, tenhamos olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 13:10-13;15.JESUS
DISCÍPULOS
PARÁBOLAS
MATURIDADE
CARIDADE
ENSINAMENTO
DOUTRINA
VER
OUVIR
COMPREENDER
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.