Resignação (aceitação)
Fé
Coragem
Perdão
Jesus disse para Pedro, João e Tiago:
— Levantem-se, vamos embora! Eis que o traidor se aproxima.
E Judas chegou acompanhado por oficiais armados com espadas, enviados pelos sumos sacerdotes e anciãos do povo, e mais uma grande multidão, carregando paus.
Judas, o traidor, havia combinado com eles um sinal: “Aquele que eu beijar, é ele: prendam-no.” Ele, então, se dirigiu imediatamente até Jesus e disse:
— Salve, Mestre!
E o beijou.
Jesus perguntou:
— Amigo, porque veio?
Então, agarraram Jesus e o prenderam.
Um dos que estavam com Jesus puxou sua espada e cortou a orelha de um servo do sumo sacerdote.
Porém, Jesus lhe disse:
— Guarde sua espada! Pois todos aqueles que usam a espada, pela espada morrerão. Acha que não posso pedir a meu Pai e Ele mandaria, neste momento, mais doze legiões de anjos? Então, como se cumpririam as Escrituras que dizem que isto deve acontecer?
E voltando-se para a multidão, Jesus disse:
— Vieram me prender com espadas e paus, como a um ladrão? Todos os dias estive no Templo ensinando e vocês não me prenderam. Mas tudo isso aconteceu para que se cumprisse as Escrituras dos profetas.
Então, todos os discípulos o abandonaram e fugiram.
* * *
Jesus, Pedro, João e Tiago estavam em Getsêmani. Jesus convidou estes três discípulos para irem com ele para aquele local. Jesus já tinha alertado-os sobre a necessidade de se manterem orando, vigiando e trabalhando no bem, pois só assim estariam se protegendo contra o mal. Mas, enquanto Jesus orava e pedia forças a Deus para suportar os próximos acontecimentos de sua vida, Pedro, Tiago e João dormiam.
Pedro, João e Tiago foram incapazes de compreender a situação que estavam vivendo e o que estava por vir, mesmo Jesus tendo anunciado três vezes que Ele, o Filho do Homem, seria entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, que iriam condená-lo à morte e entregá-lo para ser zombado, chicoteado e crucificado, mas que ao terceiro dia ressuscitaria. Eles não compreenderam a situação, mesmo Jesus tendo anunciando que seria traído por um de seus discípulos e que, após isso, os outros discípulos fugiriam, o abandonariam e o negariam.
Os três não perceberam a angústia e a tristeza que Jesus estava sentindo.
Jesus, então, com toda incompreensão vivida e sabendo que o momento da traição, que culminaria em sua morte, estava para acontecer, fervorosamente buscou a Deus; buscou entendimento e aceitação de Seus desígnios e, depois, sabendo que era a hora, chamou Pedro, Tiago e João para se levantarem, porque o traidor se aproximava.
Neste momento, chegou Judas, o discípulo traidor. Enganado pela sua própria ganância, pela sua invigilância, deixou-se levar pelo mau e, com um beijo, entregou Jesus.
Mas Judas não veio só, chegou acompanhado por oficiais, armados com espadas, enviados pelos sumos sacerdotes, pelos anciãos do povo e mais uma grande multidão carregando paus.
Jesus já sabia que Judas o traiu, mas o chamou de amigo, porque Jesus já havia perdoado Judas em seu coração, do mesmo modo que Jesus perdoa a todos que se desviaram do bem.
No momento da prisão de Jesus, quando alguém cortou a orelha do servo do sumo sacerdote, Jesus não perdeu oportunidade para ensinar, dizendo para aquela pessoa que guardasse a espada, pois aqueles que usam a espada para tirar a vida, para fazer o mal, por ela morrerão.
Jesus, com serenidade, coragem e fé, aceita tudo, para que se cumprisse os desígnios de Deus e as Escrituras dos profetas.
Depois disso, todos os seus discípulos o abandonaram e fugiram.
Mas, Jesus estava sozinho?
Não! Jesus nunca esteve sozinho! Ele sempre teve Deus ao seu lado, ele sempre teve uma legião de anjos do Pai celeste, confortando-o e dando-lhe forças para suportar o mau.
Deus nunca desampara nenhum de seus filhos; mesmo aqueles que estão no mal.
Sair do mal, se arrepender, largar o erro, repará-lo, sair do vício, só depende de cada um de nós; e isso é possível com fé, coragem, orando, vigiando, trabalhando no bem, cumprindo e respeitando as Leis de Deus, estudando o Evangelho de Jesus, praticando-o.
Sigamos Jesus! Sejamos Seus discípulos fieis!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus Mateus 26:47-56DEUS
JESUS
DISCÍPULOS
PEDRO
JOÃO
TIAGO
ANJOS
DESÍGNIOS DE DEUS
ESCRITURAS
PROFETAS
ORAR
VIGIAR
TRABALHAR
FILHO DO HOMEM
AMIGO
ENTENDIMENTO
ACEITAÇÃO
PERDÃO
FÉ
CORAGEM
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Jesus anunciou, ao mandar Pedro, João e Tiago se levantarem?
Quem era o traidor?
Quem acompanhava o traidor? Quem os enviou? O que eles traziam?
O que o traidor combinou como sinal para indicar quem era Jesus?
O que os discípulos fizeram quando vieram prender Jesus?
Por que Jesus chamou Judas de amigo?
Nesta história, como Jesus enfrenta toda a situação? Por quê?
Complete. Jesus nunca esteve sozinho! Ele sempre teve _ _ _ _ ao seu lado, ele sempre teve uma legião de _ _ _ _ _ do Pai celeste, confortando-o e dando-lhe _ _ _ _ _ _ para suportar o _ _ _.
Complete. Deus _ _ _ _ _ desampara _ _ _ _ _ _ de seus filhos; mesmo aqueles que estão no _ _ _.
O que só depende de cada um de nós para seguirmos Jesus e sermos seus discípulos fieis?
Complete. Sigamos _ _ _ _ _! Sejamos Seus _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ fieis!