Reconciliação
Perdão
Disse Jesus:
— Ouviram o que foi dito aos antepassados: Não matarás e aquele que matar terá que responder em juízo. Eu, porém, digo que qualquer um, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão terá que responder ao juiz. E quem chamar seu irmão de louco, será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando for levar a sua oferta ao altar e, neste momento, se lembrar que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a sua oferta diante do altar e vai, primeiro, fazer as pazes com esse irmão e, depois disso, volta para fazer a sua oferta. Reconcilia logo com seu irmão, enquanto caminha com ele, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este ao guarda, e, assim, seja preso. Em verdade digo a você que de lá não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.
* * *
Nesta passagem do Evangelho de Mateus, Jesus relembra o que foi dito aos antepassados, sobre um dos dez mandamentos: “Não matarás”.
Jesus esclarece que aquele que matar, responderá em juízo.
Jesus, ao falar sobre este mandamento, deixa claro mais uma vez que Ele não veio revogar a Lei de Deus e nem o que foi dito pelos Profetas, mas veio para esclarecer e complementar as Leis de Deus.
Somente Deus sabe o momento que uma pessoa deve morrer! Por isso, esse mandamento é claro: não matarás e aquele que matar terá que responder em juízo, isto é, responder perante as leis dos homens e, sobretudo, perante Deus.
Somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, que está nos Céus!
Qual pai gosta que seus filhos se desentendam?
Além disso, Jesus complementa que responderemos perante Deus, por toda violência que cometermos contra qualquer de nossos irmãos. Por isso, a importância de primeiro perdoar, fazer as pazes com aqueles que nos feriram de algum modo, antes de buscar a Deus e Lhe pedir algo.
Então, frisando bem: antes de tudo, é importante perdoar, não ter ressentimento e resolver a situação.
Somente depois que o homem perdoar e reparar o que fez de errado, terá seu coração puro e, assim, poderá se dirigir a Deus. Só desta maneira suas preces serão dignas para serem levadas até Deus.
O perdão evita a violência, a discórdia, a cólera, a raiva, que são vícios que caminham juntos com o egoísmo e com o orgulho. Somente cultivando virtudes, como a caridade e o amor, estaremos perto de Deus.
Fazer as pazes com o próximo é ser caridoso! Perdoar é ser caridoso!
Por isso, perdoemos. Reparemos nossos erros, antes de morrermos, porque a dívida deverá ser paga até o último centavo. E será muito mais fácil, se resolvermos o que fizemos de errado, aproveitando os momentos de convivência com aquele que precisamos nos reconciliar.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 5:21-26.DEUS
JESUS
PERDÃO
CENTAVO
RECONCILIAÇÃO
PRECE
CARIDADE
JUÍZO
DEZ MANDAMENTOS
IRMÃO
OFERTA
PROFETAS
FILHOS
LEIS DE DEUS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Complete. Jesus disse: Ouviram o que foi dito aos antepassados: Não matarás e aquele que _ _ _ _ _ terá que _ _ _ _ _ _ _ _ _ em juízo. Eu, porém, digo que qualquer um, sem motivo, se _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ contra seu _ _ _ _ _ terá que responder ao juiz. E quem chamar seu irmão de louco, será condenado ao fogo do inferno.
Complete. Jesus disse: Portanto, quando for levar a sua _ _ _ _ _ _ ao _ _ _ _ _ e, neste momento, se lembrar que seu irmão tem alguma coisa _ _ _ _ _ _ você, deixe a sua oferta diante do altar e vai, _ _ _ _ _ _ _ _, fazer as _ _ _ _ _ com esse _ _ _ _ _ e, depois disso, volta para fazer a sua oferta.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ logo com seu _ _ _ _ _, enquanto _ _ _ _ _ _ _ com ele, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este ao guarda, e, assim, seja preso. Em verdade digo a você que de lá não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.
O que Jesus deixa claro ao falar sobre o mandamento "não matarás"?
Jesus complementa que responderemos perante Deus pelo o quê? Qual a importância disso?
O que o perdão evita?
Quais vícios caminham juntos com o egoísmo e com o orgulho?
O que devemos cultivar em nós para estar perto de Deus?
Perdoar é ser o quê?