O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo 1 | Não vim destruir a lei
Jesus não veio destruir a Lei de Deus. Veio para exemplificá-la, cumpri-la, dando o verdadeiro sentido a ela, de acordo com o grau evolutivo dos homens e conforme as profecias que anunciaram a sua vinda.
Por isso, Jesus estabelece como base de sua Doutrina, os deveres para com Deus e para com o próximo, em suas palavras “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Quando Jesus disse: "O Céu e a Terra não passarão até que tudo seja cumprido", significa que a Lei de Deus deve ser cumprida integralmente em toda a Terra e por todos.
A sua autoridade vinha da superioridade de seu Espírito e de sua missão divina.
Ele veio para ensinar e para exemplificar aos homens que a verdadeira vida não é na Terra, mas no Reino dos Céus.
Veio ainda para ensinar o caminho que conduz ao Reino de Deus.
A Doutrina de Jesus trouxe princípios de verdade para serem desenvolvidos conforme a evolução do Espírito humano e do progresso da Ciência, que viria contribuir para o surgimento e desenvolvimento de novas ideias e conhecimentos.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.O Espiritismo é a nova ciência que revela a existência do mundo espiritual e as relações desse mundo com o mundo corporal, o mundo físico.
São essas relações entre os dois mundos que Jesus faz referência em muitas circunstâncias.
Fenômenos antes não compreendidos, rejeitados e até falsamente interpretados, passam a ter no Espiritismo uma fonte de esclarecimento, mostrando que o mundo espiritual não é algo sobrenatural, mas uma das forças vivas e atuantes da natureza.
O Espiritismo é fruto dos ensinamentos dados pelos Espíritos, que se manifestam em todos os pontos da Terra. Para isto, contam com a colaboração de médiuns para se comunicarem, trazendo até nós o conhecimento sobre o mundo espiritual e a nossa destinação.
O Espiritismo é uma obra de Jesus que ensina, desenvolve, completa e explica em termos claros para todos, aquilo que foi dito de forma alegórica. Vem ainda para cumprir, no tempo previsto, o que Jesus anunciou sobre a regeneração, que prepara a Terra para a instalação do reino de Deus.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Ciência e Religião são duas alavancas da inteligência humana. A primeira revela as leis do mundo material e a segunda as leis do mundo moral.
Ambas têm o mesmo princípio, que é Deus, e não podem se contradizer, pois Deus não quer destruir sua própria obra.
A incompatibilidade entre ciência e religião é resultado da exclusividade que cada uma quer para si. Daí a origem da incredulidade e da intolerância.
Porém, chegamos ao tempo em que os ensinamentos de Jesus devem ser compreendidos. A revolução moral já está ocorrendo e marcará uma nova era na Humanidade.
Assim, quando ciência e religião aceitarem uma a outra, não haverá mais oposição a lei do progresso, que é também uma lei de Deus.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.A vinda de Jesus Cristo à Terra, trouxe luz sobre as trevas.
Depois disso, o mundo se perdeu novamente.
Foi quando os Espíritos começaram a avisar que o mundo estava abalado em sua estrutura, mas para seguirmos firmes em nossos bons propósitos. Esses Espíritos, que são mensageiros divinos, estimulam a fé, para que todo aquele que trabalha a favor do Bem seja ouvido.
Jesus Cristo foi o iniciador da moral mais pura e sublime que renovará o mundo, aproximará as pessoas, fazendo brotar em todos os corações, a caridade, o amor ao próximo e a solidariedade entre todos.
A transformação que surge é moral e não material.
A cada um a sua missão, a cada um a sua obra.
Somos como minúsculos grãos de areia. Sem a união desses grãos não se erguem as grandes montanhas.
O Amor e a Ciência devem seguir juntos. É necessário despertar e seguir em frente.
A lei dos mundos é a lei do progresso.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.