A "Coleção de Preces Espíritas" faz parte do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Esta coleção de preces foi ditada pelos Espíritos em diferentes circunstâncias. Ela não deve ser considerada como uma forma absoluta, mas como uma variedade entre as instruções dadas pelos Espíritos.
Os Espíritos sempre dizem: “A forma da prece não é nada, o pensamento é tudo. Faça sua prece de acordo com suas convicções e com o seu coração. Um bom pensamento é melhor do que muitas palavras que não saem do coração.”
As preces desta coleção estão divididas em cinco categorias: Preces gerais; Preces para si mesmo; Preces pelos encarnados; Preces pelos desencarnados; Preces pelos doentes e obsidiados.
A seguir uma livre interpretação da "Coleção de Preces Espíritas".
Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome!
Venha a nós o vosso Reino!
Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu!
O pão nosso de cada dia nos dai hoje!
Perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos aos que nos ofenderam!
Não nos deixeis cair na tentação, mas livrai-nos do mal!
Que assim seja!
Bíblia. Mateus 6:9-13.
Prece para início da reunião
Senhor Deus rogamos que nos envie bons Espíritos para nos ajudar, para afastar aqueles que podem nos enganar e para nos dar a luz necessária para distinguir a verdade da mentira.
Afasta também os maus Espíritos, encarnados ou desencarnados, que poderiam criar desunião entre nós e nos desviar da caridade e do amor ao próximo. Se alguns tentarem entrar aqui, não deixe que entrem no coração de nenhum de nós.
Bons Espíritos que nos instruem, tornem-nos receptivos aos seus conselhos; afasta-nos de todos os pensamentos de egoísmo, orgulho, inveja e ciúme; inspira-nos a sermos indulgentes e benevolentes com nossos semelhantes, presentes ou ausentes, amigos ou inimigos; Bons Espíritos que reconheçamos a sua boa influência.
Dá aos médiuns, encarregados de transmitir os seus ensinamentos, à consciência da santidade da responsabilidade que lhes foi confiada e da seriedade do ato que irão realizar, trazendo o fervor e o recolhimento necessários.
Se houver pessoas na reunião que foram atraídas por outros sentimentos não forem bons, abra seus olhos para a luz e perdoe-as, como nós as perdoamos se elas vierem com más intenções.
Oramos em particular ao nosso mentor espiritual, para nos ajudar e zelar por nós.
Prece para o final da reunião
Agradecemos aos bons Espíritos que tiveram a gentileza de se comunicarem conosco e lhes rogamos que nos ajudem a pôr em prática as instruções que nos deram e façam que, ao sair daqui, cada um de nós se sinta fortalecido para a prática do bem e do amor ao próximo.
Também desejamos que os Espíritos sofredores, ignorantes ou viciosos, que tenham participado da nossa reunião, aproveitem suas instruções, e para os quais imploramos a misericórdia de Deus.
Deus Todo-Poderoso, permita que os bons Espíritos me auxiliem na comunicação que solicito. Preserva-me da presunção de acreditar que estou a salvo dos maus espíritos; do orgulho que pode me enganar e de todo sentimento contrário à caridade para com outros médiuns.
Se eu for induzido ao erro, inspire em alguém a ideia de me alertar sobre isso; me inspire a humildade; que me faça aceitar, com gratidão, as críticas endereçadas a mim e não para os outros, e me faça aceitar com gratidão os conselhos que os bons Espíritos me transmitem.
Se eu me sentir tentado a enganar ou a me orgulhar da faculdade mediúnica que concedeu-me, imploro que a retire de mim, para não desviá-la do objetivo providencial, que é para o bem de todos, e para minha própria evolução moral.
Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é ajudar os homens e conduzi-los no caminho certo, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me forças para suportá-las sem queixas; afastai de mim os maus pensamentos e fazei que eu não dê acesso a nenhum mau espírito que queira me induzir ao mal. Ilumine minha consciência sobre minhas faltas e tire dos meus olhos o véu de orgulho que poderia me impedir de percebê-las e admiti-las em mim mesmo.
Meu anjo da guarda, que particularmente mais zela por mim, e todos vocês, espíritos protetores que se interessam por mim, façam-me digno de sua benevolência. Conhecem minhas necessidades, que elas sejam atendidas de acordo com a vontade de Deus.
Meu Deus, permite que os bons Espíritos que me cercam venham em meu auxílio, quando estiver com dor e me apoiem se eu vacilar.
Senhor, que me inspirem a fé, a esperança e a caridade.
Que eles sejam para mim um apoio, uma esperança e uma demonstração de sua misericórdia.
Permita que encontre neles a força que me falta nas provas da vida, a força para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.
Amados Espíritos, anjos da guarda, vocês a quem Deus, na sua infinita misericórdia, permite zelar pelos homens, sejam nossos protetores nas provas da nossa vida terrena.
Dê-nos força, coragem e resignação. Inspire-nos com tudo o que é bom, freando-nos na ladeira do mal. Que sua bondosa influência penetre em nossa alma.
Permita-nos sentir que um amigo dedicado está ao nosso lado, que vê os nossos sofrimentos e participa das nossas alegrias.
E você, meu bom anjo, não me abandone. Preciso de toda a sua proteção para suportar com fé e amor as provações que Deus me enviar.
Em nome de Deus Todo-Poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim, e que os bons me amparem contra eles!
Espíritos maldosos que inspiram pensamentos maus aos homens; espíritos mentirosos que os enganam; espíritos zombeteiros que brincam com sua credulidade, eu os rejeito com todas as forças de minha alma e fecho meus ouvidos às suas sugestões; mas peço a misericórdia de Deus para vocês.
Bons Espíritos que me ajudam, dai-me força para resistir à influência dos maus espíritos, e a iluminação necessária para não ser enganado pelas maldades deles. Preserva-me do orgulho e da presunção; tira do meu coração o ciúme, o ódio, a maldade e tudo que é contrário à caridade, que são portas abertas ao espírito do mal.
Meu Deus, o Senhor me deu a inteligência necessária para distinguir o que é bom do que é mau. Se eu reconhecer que algo está errado, sou culpado por não me esforçar para resistir.
Protege-me do orgulho que pode me impedir de reconhecer as minhas faltas e dos maus Espíritos que podem me induzir a permanecer neles.
Entre as minhas imperfeições, reconheço que sou particularmente propenso a … (diga a principal má inclinação que compromete a sua vida moral), e se não resisto a isto, é pelo mau hábito de ceder a ele.
O Senhor não me criou culpado, porque é justo, me criou com igual aptidão para o bem e para o mal; se eu segui o caminho errado, é por causa do meu livre-arbítrio. Mas se pelo livre-arbítrio tive a liberdade de fazer o mal, tenho a liberdade de fazer o bem e mudar o meu caminho.
Minhas falhas atuais são traços das imperfeições espirituais que guardei de minhas existências anteriores. São pecados que se originam de mim, que posso me livrar por minha vontade e com a ajuda dos bons Espíritos.
Bons Espíritos que me protegem, e principalmente você meu anjo da guarda, deem-me forças para resistir às más sugestões e sair vitorioso.
Os defeitos morais são as barreiras que nos separam de Deus, e cada defeito moral superado é um passo dado no caminho do progresso para me aproximar de Deus.
O Senhor, em sua infinita misericórdia, concedeu-me a reencarnação atual para que servisse ao meu progresso moral.
Bons espíritos, ajudem-me a aproveitar esta reencarnação, para não perder esta oportunidade e quando Deus quiser retirá-la de mim, que eu saia melhor do que quando cheguei.
Deus Todo-Poderoso, não me deixe cair em tentação que me conduz ao erro.
Espíritos benevolentes que me protegem, afastem de mim esse mau pensamento e dai-me força para resistir à sugestão do mal.
Se eu ceder ao mal, merecerei expiar as minhas faltas nesta vida e na próxima, porque tenho a liberdade para escolher entre o bem e o mal.
Em nome de Deus Todo-Poderoso, bons Espíritos que me protegem, me inspirem a tomar a melhor decisão, na incerteza em que me encontro. Direcione meu pensamento para o bem e me livrem da influência daqueles que tentam me desviar do bom caminho.
Deus Todo-Poderoso, que vê as nossas misérias, por favor, escute favoravelmente a súplica que neste momento dirijo ao Senhor. Se meu pedido for inconveniente, me perdoe; se for justo e útil a seus olhos, que os bons Espíritos que realizam seus desígnios venham em meu auxílio para sua realização.
Como quer que seja, meu Deus, que seja feita a sua vontade. Se meus desejos não forem atendidos, é porque faz parte de seus desígnios me testar, e eu me submeto sem murmurar. Não me deixe desanimar e que nem a minha fé e nem a minha resignação sejam abaladas.
(Formule seu pedido).
Deus infinitamente bom, bendito seja o seu nome pelos benefícios que me concedeste. Eu seria indigno se os atribuísse ao acaso ou a meu próprio mérito.
Bons Espíritos que foram os executores da vontade de Deus, eu os agradeço e especialmente meu anjo da guarda. Afastem de mim a ideia de me orgulhar do que recebi e de não fazer uso somente para o bem.
Obrigado em particular por… (diga o benefício recebido).
Meu Deus, o Senhor é extremamente justo. Todo sofrimento aqui na Terra, portanto tem sua causa e sua utilidade. Aceito a aflição que estou sofrendo como uma expiação de meus erros passados e como uma prova para o futuro.
Bons Espíritos que me protegem, dai-me forças para suportar as aflições sem murmurar. Fazei que elas sejam para mim um aviso salutar. Que elas aumentem minha experiência. Que destruam em mim o orgulho, a ambição, a vaidade e o egoísmo, e assim contribuam para o meu progresso moral.
Ó meu Deus, sinto a necessidade de pedir ao Senhor que me dê forças para suportar as provas que me submeteu.
Permita que a luz se faça intensamente viva em minha alma para que eu valorize toda a grandeza do vosso amor por querer me salvar do mal.
Eu me submeto com resignação, ó meu Deus, mas como criatura fraca e falível, se não me apoiar, tenho medo de sucumbir. Não me abandones, pois sem o Senhor nada posso fazer.
Elevei o meu olhar ao Senhor e me senti fortalecido. O Senhor é a minha força, não me abandone. Ó meu Deus! Sinto-me esmagado pelo peso de minhas maldades! Ajude-me. O Senhor conhece a fraqueza da minha carne, não desvie o seu olhar de mim!
Sou devorado por uma sede ardente. Faça brotar a fonte de água viva, e eu serei saciado. Que minha boca se abra apenas para cantar louvores ao Senhor e não para me queixar das aflições de minha vida. Eu sou fraco, Senhor, mas o seu amor me sustentará.
Ó Eterno! Só o Senhor é grande. É o fim e o objetivo da minha vida. Bendito seja o seu nome. Se me faz sofrer, é porque és o Senhor e eu o servo infiel. Vou curvar minha fronte sem reclamar, pois só o Senhor é grande, só o Senhor é a meta.
Deus Todo-Poderoso e meu Espírito protetor, socorram-me! Se devo sucumbir, que seja feita a vontade de Deus. Se for salvo, que o resto da minha vida eu repare o mal que fiz e do qual me arrependo.
Meu Deus, e você, meu anjo da guarda, agradeço a ajuda que me proporcionou no perigo que me ameaçava. Que este perigo seja um aviso para mim e que me esclareça sobre os erros que o atraíram para mim. Eu entendo, Senhor, que minha vida está em suas mãos, e que pode tirá-la de mim quando quiser. Inspire-me, através dos bons Espíritos que me assistem, a ideia de usar de modo útil o tempo que ainda me concede aqui na Terra.
Meu Anjo da Guarda, apoia-me na resolução que tomo para corrigir os meus erros e fazer todo o bem que estiver ao meu alcance, para chegar com menos imperfeições no Mundo Espiritual quando Deus assim determinar.
Minha alma ficará com os outros Espíritos por alguns instantes. Que aqueles que são bons venham me ajudar com seus conselhos. Meu anjo da guarda, que, ao despertar, eu conserve uma impressão duradoura e benéfica desse encontro.
Meu Deus, eu acredito no Senhor e na sua infinita bondade; por isso não posso acreditar que tenha dado ao homem a inteligência para conhecê-lo e a aspiração pelo futuro para mergulhá-lo no nada.
Acredito que meu corpo é apenas o invólucro perecível de minha alma, e que, quando o meu corpo deixar de viver, minha alma vai acordar no mundo espiritual.
Deus Todo-Poderoso, sinto que rompem os laços que unem minha alma ao meu corpo, e em breve terei que prestar conta do que fiz da vida que deixo.
Sofrerei as consequências do bem e do mal que fiz.
No mundo espiritual não há mais ilusão, não há mais subterfúgio possível; todo o meu passado se revelará diante de mim e serei julgado de acordo com minhas obras.
Não levarei nenhum dos bens da Terra. Honrarias, riquezas, satisfações de vaidade e de orgulho, tudo o que está ligado ao corpo permanecerá na Terra. Nada me seguirá e nada disso será de alguma ajuda para mim no mundo espiritual.
Só levarei comigo o que pertence à alma, ou seja, as boas e as más qualidades que serão pesadas na balança da justiça rigorosa, e serei julgado com toda a severidade, de acordo com as oportunidades que minha posição na Terra proporcionou de fazer o bem e que não fiz.
Deus misericordioso, que meu arrependimento chegue até o Senhor! Conceda sua indulgência sobre mim.
Se for do seu agrado prolongar minha existência, que o tempo que me resta seja empregado em reparar, tanto quanto possível, o mal que eu causei.
Se minha hora chegou, levo o pensamento consolador de que terei permissão para me redimir em novas provas, a fim de um dia merecer a felicidade dos eleitos.
Se não me for dado desfrutar, imediatamente, desta bem-aventurança, sem sofrimentos, que partilha apenas os verdadeiramente justos, sei que a esperança de tê-la não me é proibida para sempre, e que alcançarei, mais cedo ou mais tarde, de acordo com meu trabalho e esforços.
Sei que os bons Espíritos e o meu anjo da guarda estão perto de mim, para me receber, em breve, no mundo espiritual. Os verei como eles me veem.
Eu sei que, se eu merecer, vou encontrar aqueles que amei na Terra. Poderei visitá-los, até um dia estarmos todos juntos para sempre.
Também sei que encontrarei aqueles que ofendi. Que eles me perdoem o que fiz. Que meu orgulho, minha dureza, e as injustiças que cometi, sejam esquecidas para não me oprimir de vergonha na presença deles!
Eu perdôo aqueles que me fizeram ou quiseram me prejudicar na Terra. Não carrego nenhum ódio contra eles e peço a Deus que os perdoe.
Senhor, dá-me a força de partir sem pena das alegrias grosseiras deste mundo que nada são comparadas com as alegrias puras do mundo em que irei entrar.
No mundo espiritual, para os justos, não há mais tormento, não há mais sofrimento, não há mais misérias. O culpado sofre sozinho, mas ainda há esperança.
Bons espíritos, e você, meu anjo da guarda, não me deixe falir neste momento supremo. Fazei que a Luz Divina brilhe diante dos meus olhos, para reanimar a minha fé, se ela estremecer.
Meu Deus, cuja bondade é infinita, se for a vontade do Senhor, suaviza os sofrimentos de… (diga o nome da pessoa que está sofrendo para quem faz a prece).
Bons espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso, rogo-lhes que o ajudem em suas aflições. Se as provas forem para o progresso dele, e não puder ser poupado, faça-o compreender que são necessárias. Dê-lhe confiança em Deus e no futuro que tornará essas provas menos amargas. Dá-lhe também forças para não sucumbir ao desespero que o faria perder os frutos de seus sofrimentos e tornaria ainda mais doloroso o seu futuro. Conduz até ele os meus pensamentos para ajudá-lo a manter sua coragem.
Meu Deus, seja bendito pela felicidade concedida a … (diga o nome de quem recebeu o benefício).
Bons Espíritos, deixe-o ver o efeito da bondade de Deus.
Se o bem que lhe foi concedido é uma prova, inspira-o para que faça bom uso e que não seja vaidoso, para que esse bem não se transforme em prejuízo para o seu futuro.
Você, meu bom anjo da guarda, que me protege e deseja minha felicidade, tira dos meus pensamentos todo sentimento de inveja e ciúme.
Meu Deus, eu perdôo... (diga o nome de quem perdoa), o mal que ele me fez e o que ele queria me fazer, como desejo que o Senhor me perdoe e que ele também perdoe os erros que eu cometi. Se o colocou no meu caminho como uma prova para mim, que seja feita a sua vontade.
Afasta de mim, ó meu Deus, a ideia de maldizê-lo e de todos os desejos maldosos contra ele.
Não me deixe sentir alegria pelos infortúnios que lhe possam acontecer, nem tristeza pelas coisas boas que lhe possam ser concedidas, para não contaminar a minha alma com pensamentos indignos de um cristão.
Que a sua bondade, Senhor, ao se estender sobre ele, o faça voltar a ter sentimentos melhores para comigo!
Bons espíritos, inspirem-me a esquecer o mal e a lembrar o bem. Que nem o ódio, nem o ressentimento, nem o desejo de lhe retribuir o mal com o mal entrem em meu coração, pois o ódio e a vingança só pertencem aos maus espíritos encarnados e desencarnados! Que eu, pelo contrário, esteja pronto para lhe estender a mão fraterna, para retribuir com o bem o mal e para ir em seu auxílio, se estiver ao meu alcance!
Desejo, para provar a sinceridade das minhas palavras, que me seja oferecida a oportunidade de lhe ser útil. Mas, acima de tudo, ó meu Deus, me preserva de agir por orgulho ou ostentação, humilhando-o com uma falsa generosidade, e que me faria perder o fruto da minha ação, porque então eu mereceria que me fossem aplicadas estas palavras de Jesus: você já recebeu a sua recompensa.
Meu Deus, na sua justiça, o Senhor entendeu que devia alegrar o coração de… (diga o nome do inimigo). Agradeço Senhor por isso, apesar do mal que ele me fez ou que tem procurado fazer-me. Se ele aproveitar a oportunidade, com o bem que lhe foi concedido, para me humilhar, eu aceitarei como uma prova para minha caridade.
Bons Espíritos que me protegem, não me deixem sentir nenhuma tristeza por isso. Afasta de mim a inveja e o ciúme que humilham. Inspira-me, pelo contrário, a generosidade edificante. A humilhação está no mal e não no bem, e sabemos que, mais cedo ou mais tarde, a justiça será feita a cada um, segundo as suas obras.
Senhor, pelos lábios de Jesus, seu Messias, o Senhor nos disse: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça; perdoe seus inimigos; ore por aqueles que te perseguem” e Jesus nos mostrou o caminho orando por seus algozes.
Seguindo o seu exemplo, meu Deus, pedimos a sua misericórdia para com aqueles que desprezam os seus preceitos divinos, os únicos que podem garantir a paz neste mundo e no próximo. Como Cristo, dizemos ao Senhor: "Perdoe-os, meu Pai, porque não sabem o que estão fazendo."
Nos dê forças para suportar com paciência e resignação, como provas da nossa fé e da nossa humildade, as zombarias, os insultos, as calúnias e as perseguições; afasta-nos de todos os pensamentos de retaliação, pois a hora da sua justiça chegará a todos, e a aguardamos submetendo-nos à sua santa vontade.
Prece para ser feita pelos pais
Espírito que reencarnou no corpo de nosso filho, bem-vindo entre nós. Deus Todo-Poderoso que o enviou, seja abençoado.
É um depósito que nos foi confiado e que um dia teremos que prestar contas.
Se este filho pertence à geração de bons Espíritos que povoarão a Terra, obrigado, ó meu Deus, por esta graça!
Se ele é uma alma imperfeita, nosso dever é ajudá-lo a evoluir no caminho do bem pelos nossos conselhos e pelos nossos bons exemplos. Se ele cair no mal, por nossa culpa, responderemos perante o Senhor, porque não cumprimos com a nossa missão junto dele.
Senhor, nos ampare em nossa tarefa e nos dê força e vontade de cumpri-la.
Se este filho nos vem como uma provação, que seja feita a sua vontade!
Bons Espíritos que vieram organizar o seu nascimento e que devem acompanhá-lo durante a vida, não o abandone. Afastai dele os maus espíritos que tentarem induzi-lo ao mal. Dai-lhe forças para resistir às sugestões do mal e a coragem de suportar com paciência e resignação as provas que o esperam na Terra.
Meu Deus, o Senhor me confiou o destino de um de seus Espíritos.
Fazei-me, Senhor, digno desta tarefa que me confiou. Conceda-me sua proteção.
Ilumina minha inteligência, para que eu possa discernir, desde cedo, as tendências daquele que devo preparar para entrar na Paz do Senhor.
Deus de infinita bondade, que permitiu que o Espírito desta criança venha novamente passar pelas provas terrenas destinadas a fazê-la progredir, dá-lhe luz, para que aprenda a conhecer o Senhor, amá-lo e honrá-lo.
Faça, pela sua onipotência, que esta alma se regenere na fonte de seus ensinamentos divinos.
Que, sob o amparo de seu anjo da guarda, sua inteligência cresça, se desenvolva e a faça aspirar por se aproximar cada vez mais do Senhor.
Que o Espiritismo seja a luz brilhante que a ilumine diante dos desafios da vida.
Que ela, enfim, aprecie toda a extensão do seu amor que nos submete a provas, para nos purificar.
Senhor, olha paternalmente para esta família a quem confiaste esta alma!
Que ela compreenda a importância de sua missão e faça germinar nesta criança as boas sementes, até o dia em que ela possa buscar, por suas próprias aspirações, elevar-se sozinha na direção do Senhor.
Conceda, ó meu Deus, atender esta humilde prece em nome e pelos méritos de Jesus, que disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque o Reino de Deus pertence aos que se assemelham a eles”.
Deus poderoso e misericordioso, aqui está uma alma prestes a deixar seu corpo físico, para retornar ao mundo espiritual, sua verdadeira pátria.
Que ela volte para lá em paz e que sua misericórdia se estenda sobre ela.
Bons Espíritos que a acompanharam na Terra, não a abandonem neste momento supremo. Deem a ela a força para suportar os últimos sofrimentos neste mundo, que são para sua evolução futura. Inspirem a ela as luzes da inteligência que lhe resta, ou as luzes que lhe possam ocorrer, para se dedicar ao arrependimento de suas faltas.
Dirija meus pensamentos para ela, a fim de que o trabalho da separação, se torne menos penoso, e que leve em sua alma, no momento de deixar a Terra, as consolações da esperança.
Deus Todo-Poderoso, que a sua misericórdia esteja sobre a alma de … (diga o nome do desencarnado), que o Senhor acabou de chamar. Que as provações que sofreu na Terra sejam contadas a seu favor, e que nossas preces amenizem e encurtem as dores que ainda pode suportar como Espírito!
Bons Espíritos que vieram recebê-lo, e especialmente seu anjo da guarda, ajude-o a despojar-se da matéria. Dê a ele luz e consciência de si mesmo, a fim de tirá-lo da perturbação que acompanha a passagem da vida corporal para a vida espiritual.
Inspire-o ao arrependimento pelas faltas que tenha cometido, e ao desejo de obter permissão para repará-las, para acelerar sua evolução para a vida eterna, bem-aventurada.
(Diga o nome do desencarnado)..., você acabou de entrar no mundo espiritual, e ainda está presente aqui entre nós com seu corpo perecível, que em breve será reduzido a pó.
Você deixou o envoltório grosseiro, sujeito a vicissitudes e à morte, e conserva o envoltório fluídico (etéreo), imperecível e inacessível aos sofrimentos.
Você não vive mais pelo corpo, você vive a vida dos Espíritos, e esta vida está livre das misérias que afligem a Humanidade.
Já não tem o véu que oculta aos nossos olhos os esplendores da vida futura. Agora, poderá contemplar novas maravilhas, enquanto ainda estamos imersos na escuridão.
Você viajará pelo espaço e visitará os mundos em total liberdade, enquanto rastejamos dolorosamente sobre a Terra, presos ao nosso corpo material, como um fardo pesado para nós.
O horizonte do infinito se abrirá diante de você e na presença de tanta grandeza compreenderá a vaidade dos nossos desejos terrenos, das nossas ambições mundanas e das alegrias fúteis que os homens sentem prazer.
A morte, para os homens, é apenas uma separação material que dura poucos instantes. Do exílio, onde ainda estamos por causa da vontade de Deus, e também por causa dos deveres que temos que cumprir aqui na Terra, nós te seguiremos pelos pensamentos e, assim estaremos, até o momento em que nos for permitido juntar-se a você, como se juntou aos que partiram antes de você.
Se não podemos ir até você, você pode vir até nós. Venha então àqueles que te amam e a quem você amou. Ampara-os nas provações da vida. Vela por aqueles que te são queridos. Proteja-os conforme puder e amenize seus pesares, sugerindo pensamentos que você está mais feliz agora, e os da certeza consoladora de que um dia estaremos reunidos com você em um mundo melhor.
No mundo onde você está, todos os ressentimentos terrenos devem ser extintos.
Que você, para sua felicidade futura, permaneça sem ressentimentos. Perdoe aqueles que podem ter te ofendido, como eles perdoam o que você pode ter feito a eles.
Senhor Todo-Poderoso, que sua misericórdia se estenda a nossos irmãos que acabaram de deixar a Terra! Que a sua luz brilhe sobre eles! Tire-os das sombras. Abre-lhes seus olhos e ouvidos! Que os bons Espíritos os envolvam e os façam ouvir palavras de paz e esperança!
Senhor, por mais indignos que sejamos, ousamos implorar a sua misericordiosa indulgência, em favor deste nosso irmão que acaba de ser chamado do exílio. Que seu retorno seja de um filho pródigo. Esqueça, meu Deus, as faltas que ele pode ter cometido e lembre do bem que ele praticou. Sua justiça é imutável, nós sabemos, mas seu amor é imenso. Nós te suplicamos para abrandar a sua justiça na fonte da bondade que emana do Senhor.
Que a luz brilhe sobre você, meu irmão, que acaba de deixar a Terra!
Que os bons Espíritos do Senhor se aproximem de você, para cercá-lo de cuidados e ajudá-lo a se desligar das correntes que te prenda na Terra!
Entenda e veja a grandeza de nosso Senhor. Submeta-se, sem queixa, à sua justiça, mas nunca se desespere pela sua misericórdia.
Irmão, que dedique atenção ao que fez na sua última existência, para perceber as falhas que deixa para trás, e o trabalho que tem que fazer para corrigi-las!
Que Deus te perdoe, e que seus bons Espíritos te amparem e encorajem!
Seus irmãos da Terra vão orar por você e pedem que você ore por eles.
Conceda, ó meu Deus, aceitar a prece que dirijo ao Senhor, pelo Espírito de… (diga o nome do desencarnado).
Permita que ele veja a sua divina claridade e torne fácil o seu caminho para a eterna felicidade.
Permita que os bons espíritos levem a ele as minhas palavras e meus pensamentos.
Você que neste mundo era querido para mim, ouça a minha voz lhe chamando para lhe dar um novo sinal de minha afeição.
Deus permitiu que você fosse libertado antes de mim. Eu não poderia reclamar disso, sem egoísmo, porque seria lamentar por querer lhe ver sujeito às penas e os sofrimentos da vida.
Espero, então, com resignação o momento do nosso reencontro em um mundo mais feliz onde você chegou antes de mim.
Eu sei que a nossa separação é momentânea e que, por mais longa que pareça a sua duração, não é nada diante da Eternidade feliz que Deus promete aos seus eleitos.
Que a sua bondade me preserve de fazer qualquer coisa que possa atrasar este momento desejado, e assim me poupar a dor de não te encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.
Oh! Quão doce e consoladora é a certeza que não há entre nós, mais do que um véu material que te esconde da minha vista!
Que você pode estar aqui, ao meu lado, me ver e me ouvir ainda melhor do que antes.
Que você não se esqueça de mim, do mesmo modo que eu não me esqueço de você.
Que nossos pensamentos constantemente se combinem, e que o seu sempre me acompanhe e me apoie.
Que a paz do Senhor esteja com você.
Senhor, nós te rogamos, que derrame as graças do vosso amor e da vossa misericórdia, sobre todos os que sofrem, seja no mundo espiritual, seja entre os encarnados.
Tenha piedade de nossas fraquezas morais. Nos fez falíveis, mas nos deu a força para resistir ao mal e vencê-lo.
Que a sua misericórdia se estenda a todos aqueles que não puderam resistir às suas más tendências e que se deixaram levar pelos maus caminhos.
Que os bons Espíritos os envolvam; que as suas luzes brilhem aos seus olhos, e, que atraídos pelo calor vivificante dessas luzes, eles se prostrem aos seus pés, humildes, arrependidos e submissos.
Nós também te rogamos, Pai misericordioso, pelos nossos irmãos que não tiveram forças para suportar as provas terrenas.
O Senhor nos deu um fardo para carregar e devemos colocá-lo a seus pés. Mas a nossa fraqueza espiritual é grande, e no caminho até o Senhor, a coragem às vezes nos falta.
Tenha piedade dos servos indolentes que abandonaram o trabalho antes do tempo.
Que a vossa justiça os poupe e permita que vossos bons Espíritos lhes tragam alívio, consolação e esperança para o futuro.
A visão do perdão fortalece a alma.
Mostra Senhor, aos culpados que se desesperam e, amparados por esta esperança, hão de tirar forças da própria extensão das suas faltas e dos seus sofrimentos, para resgatarem seu passado e se prepararem para a conquista do futuro.
Senhor, foi de seu agrado chamar, antes de mim, a alma de… (diga o nome do desencarnado).
Eu o perdoo pelo mal que me fez e pelas más intenções que nutriu a meu respeito. Que ele se arrependa de tudo, agora que não tem mais as ilusões deste mundo.
Que a sua misericórdia, meu Deus, se estenda sobre ele, e afaste de mim o pensamento de alegrar-me com a morte dele. Se eu o prejudiquei, que ele perdoe as minhas faltas, como esqueço as faltas que ele cometeu contra mim.
Senhor, Deus de misericórdia, não rejeites este criminoso que acabou de deixar a Terra.
A justiça dos homens pode tê-lo condenado, mas ele não se livrará de sua justiça divina, se o coração dele não for tocado pelo remorso de suas faltas.
Levante a venda que esconde dos olhos dele a gravidade de suas faltas.
Que seu arrependimento encontre favor diante do Senhor para que alivie os sofrimentos de sua alma!
Que nossas preces e a intercessão dos bons Espíritos também lhe tragam esperança e consolação.
Inspire-o com o desejo de reparar suas más ações através de uma nova existência e dê-lhe forças para não sucumbir nas novas lutas que ele empreenderá!
Senhor, tenha piedade dele!
Ó meu Deus, nós sabemos o destino reservado para aqueles que violarem suas Leis encurtando deliberadamente seus dias. Mas nós também sabemos que a sua misericórdia é infinita. Conceda estendê-la a alma de… (diga o nome de quem se suicidou).
Que nossas preces e sua compaixão possam amenizar a amargura dos sofrimentos que ele suporta, pela falta de coragem para aguardar o fim de suas provações!
Bons Espíritos, cuja missão é socorrer os infelizes, levem-no sob sua proteção. Inspira nele o arrependimento pela falta que ele cometeu, e que a sua assistência lhe dê forças para suportar com mais resignação novas provas que ele terá que passar para reparar sua falta. Afastai dele os maus espíritos que poderiam trazê-lo para o mal novamente e prolongar seus sofrimentos fazendo-o perder o fruto de suas futuras provas.
Que nossa compaixão diminua a sua amargura e faça nascer a esperança de um futuro melhor! Este futuro está em suas mãos. Confie na bondade de Deus, cujo seio se abre a todo arrependimento e permanece fechado apenas aos corações endurecidos.
Deus de misericórdia, que aceita o sincero arrependimento daquele que errou, encarnado ou desencarnado.
Aqui está um Espírito que teve prazer no mal, mas que reconhece seus erros e entra no bom caminho.
Oh meu Deus! Receba-o como um filho pródigo e perdoe-o.
Bons Espíritos cujos conselhos ele ignorou, ele agora quer ouvi-los.
De agora em diante, permita-lhe vislumbrar a felicidade dos eleitos do Senhor, para que ele persista no desejo de se purificar para alcançá-la.
Ajude-o em suas boas decisões e dê-lhe a força para resistir a seus maus instintos.
Espírito… (diga o nome do espírito arrependido), nós lhe felicitamos pela sua transformação e agradecemos aos bons Espíritos que o ajudaram!
Se antigamente sentia prazer em fazer o mal, é porque não compreendia como é doce o prazer de fazer o bem. Você também se sentiu muito inferior para alcançar o bem. Mas no momento em que você pôs os pés no bom caminho, uma luz nova brilhou sobre você. Começou a sentir uma felicidade desconhecida e a esperança entrou em seu coração. É que Deus sempre ouve a prece daqueles que se arrependem. Deus não rejeita nenhum daqueles que vêm a Ele.
Para voltar à graça do Senhor, dedique-se de agora em diante, não apenas a não mais fazer o mal, mas a fazer o bem e, acima de tudo, a reparar o mal que fez. Então, terá cumprido a Justiça de Deus. Cada boa ação que praticar apagará um erro do seu passado.
O primeiro passo foi dado. Agora, quanto mais longe você for, mais fácil e agradável o caminho lhe parecerá. Persevera, pois, um dia terá a glória de ser contado entre os bons Espíritos e os bem-aventurados.
Senhor, conceda lançar um olhar de bondade sobre os Espíritos imperfeitos que ainda estão nas trevas da ignorância e te desconhecem, e em particular sobre o Espírito de… (diga o nome do espírito).
Bons Espíritos, ajudai-nos a fazê-lo compreender que, ao induzir os homens ao mal, ao obceca-los e atormentá-los, ele prolonga o seu próprio sofrimento. Que o exemplo de felicidade seja um encorajamento para ele.
Espírito que ainda se satisfaz no mal, vem ouvir a prece que fazemos por você. Ela deve provar que desejamos fazer-lhe o bem, embora você faça o mal.
Você está infeliz porque é impossível ser feliz fazendo o mal. Por que então permanecer com dor quando cabe a você evitar o sofrimento? Olhe para os bons Espíritos que estão ao seu redor. Vê como eles são felizes. Não seria mais agradável para você desfrutar da mesma felicidade?
Você dirá que isso é impossível; mas nada é impossível para quem quer, porque Deus deu a você, como a todas as suas criaturas, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, isto é, entre a felicidade e a infelicidade, e ninguém está condenado a fazer o mal. Se você tiver vontade de fazer o mal, poderá ter vontade de fazer o bem e ser feliz.
Volte seus olhos para Deus; eleve-se por um único momento o seu pensamento em direção a Deus, e um raio de sua luz divina virá para iluminá-lo.
Diga conosco estas simples palavras: Meu Deus, me arrependo, me perdoe.
Procure arrepender-se e fazer o bem em vez de fazer o mal, e verá que imediatamente a misericórdia de Deus se estenderá a você, e que um bem-estar que desconhece, substituirá a angústia que sofre.
Depois de dar um passo no bom caminho, o restante do caminho parecerá fácil. Você compreenderá então quanto tempo de felicidade desperdiçou por sua culpa. Mas um futuro brilhante e cheio de esperança se abrirá diante de você e o fará esquecer seu passado doloroso, cheio de problemas e torturas morais que seriam um inferno para você se durassem para sempre. Chegará o dia em que essas torturas serão tantas que você vai querer acabar com elas a todo custo. Mas quanto mais esperar, mais difícil será para você.
Não acredite que você permanecerá sempre no estado em que se encontra. Não! Isso é impossível.
Você tem diante de si duas perspectivas: uma de sofrer muito mais do que agora; a outra de ser feliz como os bons Espíritos que estão ao seu redor.
A primeira é inevitável se você persistir em sua obstinação; um simples esforço de sua vontade é suficiente para tirá-lo da confusão em que se encontra. Apresse-se, porque cada dia de atraso é um dia perdido para a sua felicidade.
Bons Espíritos, que estas palavras encontrem acesso a esta alma ainda estacionada, para que a ajudem a aproximar-se de Deus.
Nós pedimos a você em nome de Jesus Cristo, que tinha tão grande poder sobre os maus Espíritos.
Prece para ser feita pelo próprio doente
O Senhor por ser todo justiça, a doença que me enviou, eu devo ter merecido, porque nunca impõe sofrimento sem motivo.
Eu confio para minha cura, na sua infinita misericórdia.
Se for de seu agrado, restaure-me a saúde, que seu santo nome seja abençoado.
Se, ao contrário, eu ainda tiver que sofrer, abençoado seja seu nome do mesmo modo.
Submeto-me sem murmurar aos seus desígnios, porque tudo que o Senhor faz só pode ter por finalidade o bem de suas criaturas.
Faça, ó meu Deus, que esta doença seja para mim um aviso salutar e que me faça refletir sobre a minha conduta.
Aceito como uma expiação do passado e como uma prova para a minha fé e a minha submissão à sua santa vontade.
Meu Deus, seus desígnios são impenetráveis e, em sua sabedoria, entendeu que era necessário que uma enfermidade afligisse… (diga o nome do doente).
Eu suplico ao Senhor, que lance um olhar de compaixão sobre seu sofrimento, e conceda acabar com suas dores.
Bons Espíritos, ministros do Todo-Poderoso, por favor, me ajudem no desejo de aliviá-lo.
Encaminhe meu pensamento, a fim de que um bálsamo salutar se derrame sobre o seu corpo e que seja uma consolação para a sua alma.
Inspire-o à paciência e à submissão à vontade de Deus. Dê a ele a força para suportar as suas dores com resignação cristã, para que não perca o fruto desta prova.
Prece para ser feita pelo médium de cura
Meu Deus, se o Senhor quiser vos servir de mim, por mais indigno que eu seja, poderei curar este sofrimento, se isso for de sua vontade, porque tenho fé no Senhor.
Mas sem o Senhor nada posso fazer.
Permita que os bons Espíritos me envolvam com seus fluidos salutares, para que eu os transmita a este enfermo.
Afastem de mim todos os pensamentos de orgulho e egoísmo que possam alterar a pureza destes fluidos.
Prece para ser feita pelo próprio obsidiado
Meu Deus, permita que os bons Espíritos me libertem do espírito mau que se ligou a mim.
Se é uma vingança que ele quer, por injustiças que eu, anteriormente, teria feito contra ele, o Senhor a permite para que eu sofra as consequências de meus erros.
Que meu arrependimento consiga o seu perdão e minha libertação! Mas, seja qual for o motivo, Senhor, imploro a sua misericórdia para este que me persegue.
Mostre-lhe o caminho da evolução que o desviará da ideia de praticar o mal.
Possa eu, de meu lado, retribuir-lhe o mal com o bem, induzindo-o a melhores sentimentos.
Mas também sei, meu Deus, que são as minhas imperfeições que tornam acessíveis às influências dos espíritos imperfeitos.
Dai-me a luz necessária para reconhecer as minhas imperfeições; e especialmente combater em mim o orgulho que me torna cego para meus próprios defeitos.
Qual deve ser minha indignidade, pois que um ser mal pode me dominar!
Faça, meu Deus, que esse golpe contra minha vaidade me sirva de lição para o futuro. Que isso me fortaleça na decisão que tomo de me depurar pela prática do bem, da caridade e da humildade, colocando, de agora em diante, uma barreira às más influências espirituais.
Senhor, dai-me forças para suportar esta prova com paciência e resignação. Eu compreendo que, como todas as outras provas, esta deve ajudar minha evolução se eu não perder seus frutos pelas minhas queixas, pois o Senhor me dá a oportunidade de mostrar a minha submissão e de praticar a caridade para com um irmão infeliz, perdoando-lhe o mal que ele me fez.
Prece para o obsidiado
Deus Todo-Poderoso, conceda-me a capacidade de libertar... (diga o nome do encarnado obsidiado), do espírito que o obsidia.
Senhor se está em seus desígnios acabar com esta prova, conceda-me a graça de falar com esse espírito com competência moral.
Bons Espíritos que me assistem, e vós, anjo da guarda do obsidiado, amparem-me. Ajudem-me a livrá-lo do fluido impuro em que está envolvido.
Em nome de Deus Todo-Poderoso, rogo ao espírito maligno que o atormenta que se retire.
Prece para o Espírito obsessor
Deus infinitamente bom, imploro a sua misericórdia para o Espírito que obsidia… (diga o nome do encarnado obsidiado). Faça-o vislumbrar as luzes divinas, para que reconheça o falso caminho que está seguindo.
Bons Espíritos, ajudai-me a fazê-lo compreender que ele tem tudo a perder praticando o mal, e tudo a ganhar praticando o bem.
Espírito que te agrada atormentar… (diga o nome do encarnado obsidiado), escuta-me, porque eu falo em nome de Deus. Se você quiser pensar, entenderá que o mal não pode prevalecer sobre o bem, e que você não pode ser mais forte do que Deus e os bons Espíritos.
Eles poderiam ter protegido… (diga o nome do encarnado obsidiado) de qualquer ataque de sua parte. Mas se eles não o fazem, é porque ele tem uma prova a sofrer. Mas quando esta prova terminar, eles impedirão toda ação sobre sua vítima. O mal que você fez com ele, em vez de prejudicá-lo, servirá para evolução dele, que só ficará mais feliz por isso. Assim, sua maldade terá sido em vão e se voltará contra você.
Deus, que é todo-poderoso, e os Espíritos superiores, seus ministros, que são mais poderosos do que você, podem, portanto, acabar com essa obsessão quando quiserem, e sua persistência se quebrará diante dessa suprema autoridade.
Mas, porque Deus é bom, ele quer dar-lhe o mérito de interromper isso por sua própria vontade. É uma concessão que Deus faz a você e se não aproveitar, sofrerá dolorosas consequências. Grandes e duros sofrimentos esperam por você. Será forçado a implorar sua piedade e implorar pelas preces daquele que é sua vítima, que já o perdoa e ora por você; o que é um grande mérito aos olhos de Deus e apressará a libertação dele.
Reflita enquanto há tempo, pois a justiça de Deus pesará tanto sobre você, como sobre todos os Espíritos rebeldes.
Lembra que o mal que você está praticando neste momento terá um fim, enquanto que, se você persistir no mal, seus sofrimentos irão aumentar constantemente.
Quando você estava na Terra, não teria considerado uma tolice sacrificar um grande bem por uma pequena satisfação passageira? Isto é o mesmo agora que você é Espírito. O que você ganha com o que está fazendo? O triste prazer de atormentar alguém, o que não impede de você ser infeliz, diga o que disser isso vai te fazer ainda mais infeliz.
Além disso, veja o que você perde. Observe os bons Espíritos ao seu redor e veja se o destino deles não é preferível ao seu? A felicidade que eles desfrutam será sua sempre que quiser. O que é necessário para isso? Implore a Deus e faça o bem em vez do mal. Eu sei que você não pode se transformar repentinamente, mas Deus não pede o impossível. Ele quer é boa vontade. Então, tente a transformação moral, e nós vamos ajudá-lo. Que em breve possamos fazer a prece pelos espíritos arrependidos e não mais te considerar entre os espíritos maus, até o momento que esteja entre os bons Espíritos.