O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo 28 | Coleção de preces espíritas
Os Espíritos sempre dizem: “A forma da prece não é nada, o pensamento é tudo. Ore de acordo com suas convicções e com o seu coração. Um bom pensamento é melhor do que muitas palavras que não saem do coração.”
Os Espíritos não prescrevem uma fórmula absoluta para as preces. Quando sugerem alguma prece é para colaborar com ideias e chamar a atenção para certos princípios da Doutrina Espírita.
A principal qualidade da prece é ser clara, simples e breve.
Cada palavra deve ter um significado, despertar uma ideia útil, tocar o coração; somente nesta condição a prece pode atingir seu objetivo.
O propósito da prece é elevar a alma a Deus.
A coleção de preces deste capítulo foi ditada pelos Espíritos em diferentes circunstâncias. Ela não deve ser considerada como uma forma absoluta, mas como uma variedade entre as instruções dadas pelos Espíritos.
As preces desta coleção estão divididas em cinco categorias: Preces gerais; Preces para si mesmo (ou pela própria pessoa que ora); Preces pelos encarnados; Preces pelos desencarnados; Preces pelos doentes e obsidiados.
Para cada uma destas categorias será apresentada a descrição resumida para facilitar sua compreensão.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Os Espíritos recomendaram colocar a Prece “Pai Nosso” no início desta coleção como um símbolo, porque foi Jesus que a ensinou. Ela está descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 6, versículos 9 a 13.
O “Pai Nosso” é o modelo de prece perfeito, em sublimidade e simplicidade. Resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.
O “Pai Nosso” contém o pedido do que é necessário à vida e o princípio da caridade. Fazer esta prece a favor de alguém, é pedir aquilo que pediria para si mesmo.
É uma prece curta, porém, é necessário compreendê-la. Assim, para esclarecer seu sentido e mostrar suas aplicações na vida, com a ajuda dos bons Espíritos, foi adicionado um comentário a cada uma de suas frases.
Prece “Pai Nosso”:
Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome!
Venha a nós o vosso Reino!
Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu!
O pão nosso de cada dia nos dai hoje!
Perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos aos que nos ofenderam!
Não nos deixeis cair na tentação, mas livrai-nos do mal!
Que assim seja!
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome!” da oração Pai Nosso.
Acreditamos em ti, Senhor, porque tudo nos revela o Seu poder e a Sua bondade.
A harmonia do Universo testemunha sabedoria, prudência e uma visão que ultrapassa todo o conhecimento humano.
Desde a folha da grama e o menor inseto até as estrelas que se movem no espaço, todas as obras possuem inscritas o nome de um ser supremamente grande e sábio.
Em todos os lugares vemos provas de Sua solicitude paterna.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Venha a nós o Vosso Reino!” da oração Pai Nosso.
O Senhor deu aos homens Leis sábias e eles seriam felizes se as cumprissem. Com essas Leis, a paz e a justiça reinariam; eles se ajudariam mutuamente; os fortes apoiariam os fracos; evitariam os males gerados por abusos e excessos de todos os tipos. Todas as misérias vêm da violação das suas Leis.
O Senhor deu ao homem o instinto, a inteligência e a razão; deu, também, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, para que o homem tenha mérito e responsabilidade sobre suas ações.
Senhor, ninguém pode dizer que desconhece suas Leis, porque quis que elas ficassem gravadas na consciência de cada homem, sem distinção de religião ou nacionalidade; aqueles que as violam é porque as ignoram.
Chegará o dia, segundo a promessa do Senhor, em que todos praticarão as suas Leis; todos irão reconhecê-lo como o soberano de todas as coisas e o reinado de suas Leis será o seu reinado na Terra.
Senhor, dê aos homens a luz necessária para conduzi-los no caminho da verdade.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu!” da oração Pai Nosso.
Se a submissão é um dever do filho para com o pai, do inferior para com o seu superior, maior ainda é o dever do homem para com o seu Criador!
Fazer a Vossa vontade, Senhor, é observar as Suas Leis e submeter-se, sem se queixar, aos Seus decretos divinos. O homem se submeterá a eles quando compreender que o Senhor é a fonte de toda a sabedoria e que sem o Senhor o homem nada pode fazer. Então, ele fará a Vossa vontade na Terra, como fazem os que estão no Céu.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “O pão nosso de cada dia nos dai hoje!” da oração Pai Nosso.
Dai-nos o alimento necessário para a manutenção das forças do nosso corpo; dai-nos também o alimento espiritual para a evolução moral de nosso Espírito.
Ajudais o homem de boa vontade que confia no Senhor para ter o necessário.
Dai-nos a coragem e a força para cumprir a lei do trabalho; dai-nos prudência, previdência e moderação.
Senhor, dai o pão nosso de cada dia, os meios para adquirir, pelo trabalho, o que é necessário para a vida.
Se entrar em seus desígnios nos testar com duras privações, apesar de nossos esforços, nós as aceitamos como uma justa expiação pelas faltas que possamos ter cometido nesta vida ou em uma vida anterior, pois és justo. Confiamos na Sua Providência Divina.
Livrai-nos de invejarmos aquele que tem o que não temos.
Perdoe aqueles que esqueceram a lei da caridade e do amor ao próximo.
Não abandone os homens descuidados, imprudentes, ambiciosos, porque és infinitamente misericordioso.
Tire de nossas mentes a ideia de negar a Sua justiça.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” da oração Pai Nosso.
Senhor, cada uma de nossas violações a Suas Leis, é uma ofensa que Te fazemos e uma dívida contraída que mais cedo ou mais tarde teremos que pagar. Pedimos misericórdia pelas nossas ofensas, sob a promessa de nos esforçarmos para não contrair novas dívidas.
Dai-nos, Senhor, a força para sufocar em nossas almas todo ressentimento, ódio e rancor.
Não deixe que a morte nos surpreenda com um desejo de vingança em nossos corações.
Se for de Sua vontade nos retirar deste mundo hoje, que possamos nos apresentar ao Senhor livres de toda hostilidade, seguindo o exemplo de Jesus.
Abençoemos todas as provas, sem reclamar, assim como aquele que nos golpeia e humilha, pois as feridas fortalecem a nossa alma.
Bendito seja o Seu nome, Senhor, por nos ensinar que o nosso destino não está determinado após a morte; que encontraremos em outras existências os meios para nos redimir, reparar nossas dívidas e realizar o que não fizemos para nossa evolução espiritual.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!” da oração Pai Nosso.
Dai-nos, Senhor, força para resistir às sugestões dos espíritos maus que procuram desviar-nos do caminho do bem, inspirando-nos maus pensamentos.
Senhor, ajude-nos em nossa fraqueza; nos inspire pela voz de nossos Espíritos protetores e dos bons Espíritos a vontade de nos corrigirmos de nossas imperfeições, a fim de fecharmos o acesso desses maus espíritos à nossa alma.
Senhor, o mal não é Sua obra. Somos nós mesmos que o criamos, desrespeitando Suas leis e pelo mau uso que fazemos da liberdade que nos deu.
Cada imperfeição é uma porta aberta para a influência do mal e os maus espíritos querem tirar proveito de nossas inclinações viciosas. Permita-nos, Pai, nos opormos a eles renunciando o mal com uma vontade inabalável para o bem.
Senhor, pedimos a Sua ajuda e dos bons Espíritos para resistir à tentação.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Esta é uma livre interpretação do texto dos Espíritos sobre a frase “Que assim seja!” da oração Pai Nosso.
Senhor, que nossos desejos sejam realizados! Mas nos curvamos à Sua infinita sabedoria, sobretudo o que não nos é dado compreender; faça-o segundo a Sua vontade.
Dirigimos esta prece ao Senhor, a nós e a todas as almas sofredoras, encarnadas ou desencarnadas, aos nossos amigos e nossos inimigos, e à todos aqueles que pedem por nossa ajuda.
Pedimos a Sua misericórdia e a Sua bênção.
Que assim seja!
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Disse Jesus: “Onde quer que haja duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu estarei entre elas.” Esta passagem está no Evangelho de Mateus.
Com essas palavras, Jesus mostra o efeito da união e da fraternidade.
Estar reunido em nome de Jesus significa estar reunido espiritualmente, pelas intenções e pensamentos no bem; assim, Jesus ou os Espíritos Puros que O representam, estarão junto a estes que se reúnem.
O Espiritismo permite entender como os Espíritos podem estar entre os encarnados. Quanto mais elevado o Espírito, maior seu poder de radiação no bem. Esses Espíritos têm o dom de estar presente em vários lugares ao mesmo tempo, bastando projetar seu pensamento.
Não é o maior número de pessoas em uma reunião que atrai os Espíritos Puros e o próprio Jesus, mas o sentimento de benevolência daqueles que estão reunidos.
Mas, se essas pessoas não tiverem um sentimento mútuo de benevolência, ao invés de se unirem, elas se repelem.
Portanto, não é pela repetição de palavras ou hinos cantados em conjunto, ou rituais, que se estabelece uma reunião em nome de Jesus, mas pela união de pensamentos com o sentimento de caridade, como viveu Jesus.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Deus queria que Sua luz iluminasse todos os homens e penetrasse todos os lugares pela voz dos Espíritos. Para isso, os Espíritos se manifestam em toda a Terra através dos médiuns, que desempenham um papel importante na transformação moral do homem.
O médium que compreende sua responsabilidade, cumpre-a precisamente. Sua consciência o adverte de que a mediunidade é um ato sagrado e que não pode utilizá-la para divertimento. Para conservar a faculdade mediúnica, o médium deve trabalhar para seu aperfeiçoamento moral, esforçando-se constantemente e abstendo-se de tudo que possa distraí-lo de seu objetivo providencial; caso contrário, a mediunidade pode prejudicá-lo e tornar-se perigosa obsessão.
Se suas comunicações merecem elogios, não se orgulha delas, porque sabe que não é seu mérito e agradece a Deus a vinda dos bons Espíritos até ele. Se recebe críticas, não se ofende, porque não são obras suas, mas, sabe que não foi um bom instrumento para se opor à interferência dos espíritos malignos; por isso, o médium procura adquirir as qualidades essenciais e pede, por meio da prece, as forças necessárias.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Todo homem tem um bom Espírito, conhecido como Anjo da Guarda, ligado a ele desde o nascimento, conduzindo-o pelo caminho do bem e da evolução moral durante a vida.
Além do Anjo da Guarda, que é sempre um Espírito superior, o homem tem Espíritos Protetores que, embora menos elevados, são benevolentes; são parentes, amigos ou, às vezes, pessoas que não conheceu em sua existência atual. Eles o auxiliam com seus conselhos e, muitas vezes, intervindo nos acontecimentos da sua vida.
Espíritos Simpáticos são aqueles que se ligam ao homem por certa semelhança de gostos e inclinações, podendo ser bons ou maus.
Espíritos Sedutores procuram desviar o homem do caminho do bem, sugerindo pensamentos ruins, mas se afastam quando reconhecem que são impotentes.
Os maus espíritos estão voluntariamente ao lado do homem, porque ele os atrai com sua fraqueza moral ou por não seguir as inspirações dos bons Espíritos. Mas, o homem sempre tem a assistência de bons Espíritos e cabe a ele repelir os maus.
A prece ao Anjo da Guarda e aos Espíritos Protetores deve ter como objetivo solicitar a intervenção deles junto a Deus, pedindo-lhes forças para resistir às más sugestões e auxiliá-lo em suas necessidades da vida.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Disse Jesus:
“Ai de vocês hipócritas que limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de maldade e impurezas.
Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.
Ai de vocês hipócritas que são como túmulos pintados; por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de todo tipo de podridão.
Então, por fora parecem justos aos olhos dos homens, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.”
Esta passagem está no Evangelho de Mateus.
Os maus espíritos vão apenas onde encontram satisfação de suas maldades. Para afastá-los, não basta o homem pedir, nem mesmo ordenar, é preciso eliminar em si mesmo o que os atrai.
Assim como é necessário limpar o corpo para evitar doenças, também é necessário limpar a alma de suas impurezas para evitar os maus espíritos.
Como os homens vivem em um mundo onde existem muitos espíritos maus, as boas qualidades do coração nem sempre os protege das tentativas do mal, mas dão a força para resistir a eles. Por isso, a prece é fundamental.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.As más tendências são resultado da imperfeição moral do próprio Espírito e não do corpo físico.
O homem, portanto, tem responsabilidade por seus erros.
É por essa razão que a evolução espiritual depende de cada um, uma vez que todo homem, em posse de suas faculdades, tem a liberdade de fazer ou não fazer o bem.
Para fazer o bem, para corrigir um erro, basta a vontade.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Qualquer mal pensamento pode ter duas origens: a própria imperfeição da alma ou uma má influência.
A fraqueza moral é que torna o homem apto a receber esta má influência. Portanto, aquele que comete um erro não pode utilizar como desculpa a influência de um espírito, pois ele não poderia tê-lo induzido ao mau, se o julgasse inacessível.
Quando surge um mau pensamento, pode-se imaginar que um espírito ruim chama o homem para o mal, porém, ele é livre para ceder ou resistir ao chamado do espírito.
Supondo, então, que há um espírito mau ali presente, deve-se pensar que o Anjo da Guarda ou o Espírito Protetor também está ali presente, combatendo a má influência no homem e aguardando a sua decisão.
A relutância do homem em fazer o mal é a voz de um bom Espírito que é ouvido por meio da consciência.
Um pensamento é reconhecido como mau quando este pensamento é contra a caridade, que é a verdadeira base da moralidade; quando este pensamento é baseado no orgulho, na vaidade ou no egoísmo; quando causar prejuízo para alguém; quando, finalmente, é pedido que se faça aos outros o que não gostaria que lhe fosse feito.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.A vitória sobre uma tentação acontece quando o homem resistiu a uma tentação e conseguiu vencê-la por causa do auxílio dos bons Espíritos, cujas vozes foram ouvidas.
Portanto, o homem deve agradecer a Deus, ao seu Anjo da Guarda, aos Espíritos Protetores e aos bons Espíritos que o auxiliaram nesta vitória.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Quando não se tem certeza se algo deve ou não ser feito, é preciso, antes de tudo, perguntar-se:
O que hesito em fazer pode causar prejuízo para outras pessoas?
Isso pode ser útil para alguém?
Se alguém fizesse isso comigo, eu ficaria satisfeito?
Se interessa apenas a si mesmo, é necessário pesar as vantagens e desvantagens pessoais sobre o que pode resultar.
Se interessa a outros e fazendo o bem a um pode prejudicar a outro, é necessário, também, pesar a soma do bem e do mal para, então, agir ou não.
Mesmo para as melhores coisas, é necessário considerar a oportunidade e a circunstância, visto que, mesmo uma coisa boa, se não for bem conduzida e com cuidado, pode trazer maus resultados.
Antes de fazer algo é importante avaliar as próprias forças, bem como, os meios para executá-la.
De qualquer modo, pode-se sempre pedir a ajuda dos Espíritos protetores, lembrando-se da máxima: na dúvida, abstenha-se.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Pode-se pedir bens materiais a Deus e Ele pode concedê-los, quando se tem um propósito útil e sério. Porém, como a utilidade das coisas é julgada pela própria pessoa e sua visão é limitada pelo presente, ela nem sempre enxerga o lado ruim daquilo que pede e quer.
Deus sabe o que é melhor para cada um e quer apenas o bem. Portanto, Deus pode recusar o pedido, da mesma forma que um pai recusa o pedido do filho, quando este pedido poderia prejudicá-lo.
Se o que é pedido não for concedido, não se deve desanimar. Pelo contrário, é necessário pensar que não foi concedido por se tratar de uma prova ou de uma expiação. A recompensa será proporcional à submissão à vontade de Deus e a forma com que a prova ou expiação é suportada.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.É necessário valorizar todos os acontecimentos felizes, sejam eles pequenos ou grandes.
Os menores costumam ser os que mais influenciam no destino do homem.
O homem esquece facilmente o que é bom e, ao contrário, lembra-se do que o aflige.
Se, no dia a dia, ele registrasse os benefícios que recebe sem ter pedido, muitas vezes, ficaria surpreso de ter recebido tantos que se apagam de sua memória e sentiria-se humilhado pela sua ingratidão.
Todas as noites, ao elevar a alma a Deus, deve-se lembrar das bênçãos que Ele concedeu durante o dia e agradecê-Lo por isso.
É especialmente no exato momento em que se sente o efeito de Sua bondade e proteção que deve-se demonstrar-Lhe gratidão, através de um pensamento e isto representa reconhecimento e humildade que atrai a simpatia dos bons Espíritos.
As bênçãos de Deus não abrangem apenas coisas materiais; deve-se agradecer-Lhe também as boas ideias, as boas inspirações que são sugeridas.
Enquanto o orgulhoso atribui a conquista a si mesmo, e o incrédulo atribui ao acaso, aquele que tem fé dá graças a Deus e aos bons Espíritos.
Agradecimentos como: "Obrigado, meu Deus, pelo bom pensamento que me inspirou", dizem mais do que muitas palavras.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Se o homem buscar a causa de um sofrimento, descobrirá que, quase sempre, é o resultado de sua imprudência, de seu descuido ou de uma ação anterior. Em qualquer uma destas situações deve-se apenas culpar a si mesmo.
Se o sofrimento não tem origem na encarnação atual, então, o sofrimento é, certamente, uma prova para ele nesta existência ou uma expiação, por atos realizados em reencarnações passadas. De qualquer forma, o homem sempre resgatará o que fez os outros sofrerem.
Geralmente, vê-se apenas o mal no momento presente e não as consequências favoráveis que dele pode resultar.
O bem é, muitas vezes, a consequência de um mal temporário. Seria como comparar a cura de uma pessoa doente, onde foram empregados meios dolorosos para obtê-la.
De qualquer modo, o homem deve sempre submeter-se à vontade de Deus e suportar com coragem as aflições e os tormentos da vida. Isto é, se ele quiser que elas sejam levadas em conta a seu favor e para que estas palavras de Jesus sejam aplicadas: "Bem-aventurados os aflitos".
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Por meio dos perigos, Deus lembra a fragilidade e a fraqueza da existência do homem.
Deus mostra que a vida do homem está em Suas mãos e que, como um fio, ela pode se romper quando o homem menos espera. Neste aspecto todos estão sujeitos às mesmas leis divinas e não há privilégio para ninguém.
Examinando a natureza e as consequências do perigo, vê-se que, na maior parte das vezes, as consequências que o homem sofre são o resgate por uma falta cometida ou por um dever negligenciado.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Quando o homem passa por um perigo, Deus lhe mostra que, a qualquer momento, ele pode ser chamado a prestar contas do que fez durante a vida.
Portanto é através do perigo que Deus avisa ao homem para examinar a si mesmo, corrigir os erros que praticou e reparar as suas faltas.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.A função do sono é trazer descanso ao corpo, mas o Espírito não precisa descansar. Enquanto os sentidos do corpo permanecem paralisados durante o sono, a alma se liberta parcialmente e desfruta do mundo espiritual.
O sono foi concedido ao homem para reparar as forças orgânicas e para se fortalecer moralmente. Enquanto o corpo se recupera, o Espírito volta ao mundo espiritual; é o retorno temporário à verdadeira pátria. No mundo espiritual interage com outros Espíritos; ele colhe o que vê, o que ouve, os conselhos que lhe são dados; ao despertar, as ideias vêm como intuição.
Porém, o Espírito nem sempre aproveita esse momento de liberdade para progredir; se tem inclinação para o mal, em vez de buscar pela companhia dos bons Espíritos, busca aqueles que são semelhantes a ele e vai a lugares onde possa liberar essas más inclinações.
Portanto, aquele que está convencido desta verdade, eleve seus pensamentos, no momento da aproximação do sono; peça os conselhos dos bons Espíritos e daqueles que têm afeição, para que venham ao seu encontro durante o sono, porque, ao despertar, sentirá mais força contra o mal e mais coragem para enfrentar as dificuldades.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Durante a vida, a elevação do pensamento a Deus e a fé no futuro sobre o destino espiritual, auxiliam a pronta liberação do Espírito, enfraquecendo os laços que o prendem ao corpo.
Muitas vezes, a vida corporal ainda não se extinguiu e a alma, impaciente, abandona o corpo e parte para o mundo espiritual.
Aquele que, ao contrário, concentra seus pensamentos e esforços durante a vida terrena, apenas nas coisas materiais, possui laços mais firmes e a separação do Espírito do corpo, ao desencarnar, é muito dolorosa e o despertar no mundo espiritual é cheio de perturbação e ansiedade.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Se for benéfico para uma pessoa que seu sofrimento siga seu curso, esse sofrimento não será abrandado mesmo que seja pedido. Porém, seria um ato impiedoso desanimar e não orar em favor dela. Além disso, mesmo que seu sofrimento não possa ser interrompido, espera-se que ela obtenha algum consolo para suas amarguras.
O que é realmente útil para quem está sofrendo é a coragem e a submissão a vontade de Deus, pois, se ele não for capaz de suportar o sofrimento, não haverá nenhum benefício para ele e, assim, terá que passar novamente pelo sofrimento, pois é uma prova que tem que cumprir.
É por isso que deve-se dirigir, acima de tudo, os esforços, as orações, pedindo aos bons Espíritos que o auxiliem ou, levando ao aflito, conselhos, encorajamento, e, se necessário e possível, a ajuda material.
A oração, neste caso, pode ter também um efeito direto, direcionando uma corrente de bons fluidos sobre a pessoa, elevando sua moral.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.A prece de agradecimento pelo bem concedido a outra pessoa é feita por aquele que não é dominado pelo egoísmo e alegra-se com o bem que aconteça ao seu próximo, mesmo que não tenha solicitado pela prece, o bem concedido para a outra pessoa.
A prece pode ser feita em agradecimento a Deus e aos bons Espíritos, pedindo inspiração no bem para esta pessoa; para que faça bom uso, que não se envaideça; para que esse bem não se transforme em prejuízo espiritual para o seu futuro. Na prece pode-se pedir proteção para si mesmo, para que não tenha inveja e nem ciúmes pelo bem concedido a outra pessoa.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Jesus disse: “Amai os vossos inimigos.”
Essa máxima, contida no Evangelho de Mateus, é a verdadeira representação da caridade cristã.
Jesus não quis dizer que se deve ter por um inimigo a mesma ternura que se tem por um amigo, mas que é necessário esquecer as ofensas para perdoar o mal que foi feito, retribuindo o mal com o bem.
Além do mérito, pelo amor aos inimigos, perante aos olhos de Deus, demonstra-se, também, bom exemplo perante aos olhos dos homens.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Não desejar o mal aos inimigos é ser parcialmente caridoso. A verdadeira caridade é desejar aos inimigos o bem e ficar feliz com o que lhes acontece de bom.
Na prece pode-se agradecer pelo bem concedido aos inimigos e pedir proteção para si mesmo; para que não tenha inveja e nem ciúmes, pelo contrário, que desperte o sentimento de generosidade edificante.
Sabe-se que cedo ou tarde, a Justiça será feita a cada um, segundo as suas obras.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.De todas as liberdades, a única inviolável é a de pensar. Condenar aqueles que não pensam da mesma forma é violar o primeiro mandamento de Jesus: o de caridade e amor ao próximo.
É por esta razão que o Cristianismo foi perseguido e o Espiritismo também é.
A verdade não persegue, não se impõe; a verdade convence.
Os Espíritas não devem se aborrecer com os golpes. É uma prova para sua fé. Com a sua coragem, sua resignação, com sua perseverança e suas obras, Deus os reconhecerá entre Seus servidores fieis.
É preciso crer nas palavras de Jesus: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino de Deus." Não ter medo dos que matam o corpo, pois não podem matar a alma.
Jesus também disse: "Amem seus inimigos, façam o bem aos que os prejudicam e orem pelos que os perseguem."
Deve-se mostrar que são verdadeiros discípulos de Jesus, seguindo Sua Doutrina bendita e fazendo o que Ele ensinou e exemplificou.
É necessário aguardar com paciência o novo dia, pois a estrela da manhã está surgindo no horizonte.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Os Espíritos só chegam à perfeição depois de terem passado pelas provas da vida física.
Aqueles que estão no mundo espiritual, aguardam que Deus lhes conceda a oportunidade de reencarnar e, na nova existência, tenham um meio de progredir, seja pela expiação de suas faltas passadas, pelas dificuldades que estão sujeitos, e pelo cumprimento de uma missão útil para o próximo. Seu progresso e felicidade futura serão proporcionais ao que tiverem produzido na Terra.
A tarefa de guiar os primeiros passos da criança que nasce e orientá-la para o bem é confiada aos pais.
Os pais responderão perante Deus sobre como desempenharam sua missão. É por isso que Deus fez do amor dos pais e do amor dos filhos uma Lei da Natureza, uma Lei que nunca é violada impunemente.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.A agonia é o primeiro indício da separação da alma e do corpo; pode-se dizer que, neste momento, o homem está ligado tanto ao mundo físico, quanto ao mundo espiritual. Sua passagem, às vezes, é dolorosa porque é apegado aos bens materiais e viveu mais para esses bens, ou porque carrega arrependimentos e remorsos.
Por outro lado, para aquele que elevou seus pensamentos e atos ao Infinito, é mais fácil o desprendimento da matéria física e dos laços, que o prendem à Terra. Por isso, seus últimos momentos são menos dolorosos.
Enquanto para um essa ligação entre a alma e o corpo tem raízes profundas, para outro, a ligação está apenas por um fio.
De qualquer forma, a prece sempre tem uma ação poderosa neste trabalho de separação da alma e do corpo.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.As preces pelos Espíritos que acabam de desencarnar têm o objetivo de dar-lhes uma prova de simpatia, bem como, têm o efeito ajudá-los no desligamento do corpo físico, abreviando assim a perturbação que sempre acontece na separação do corpo e da alma, fazendo com que o seu despertar no mundo espiritual seja mais calmo.
A eficácia da prece está na sinceridade do pensamento.
As preces que nascem do coração envolvem agradavelmente o Espírito que desencarnou, cujas ideias ainda se confundem. São semelhantes a vozes amigas que o despertam de um sono.
O Espiritismo explica que, quando se trata do desencarne de uma criança, o Espírito que ocupou aquele corpo não é um Espírito recém-criado por Deus, mas um que já viveu outras reencarnações e pode estar em um estágio evoluído. Se sua última existência foi curta, pode ter sido uma prova para ele mesmo ou para seus pais.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Quão terrível é a ideia do nada!
Quão lamentável são aqueles que choram, acreditando que a voz do amigo que desencarnou se perde no vazio sem resposta.
Como a ideia de aniquilação absoluta não os deixa paralisados de medo e, pelo menos, os fazem desejar que não seja assim?
Se a razão não foi suficiente para afastar as suas dúvidas, agora o Espiritismo vem dissipar todas as incertezas sobre o futuro pelas provas materiais que dá sobre a sobrevivência da alma e da existência dos seres do mundo espiritual.
Em todos os lugares essas provas são entendidas com alegria; a confiança renasce, porque agora o homem sabe que a vida na Terra é apenas uma curta passagem que o conduz a uma vida melhor; que suas obras enquanto no mundo espiritual, não estão perdidas para ele, e que as mais sagradas afeições não são quebradas sem esperança.
As preces por quem temos amizade e que desencarnaram demonstram a afeição que ainda continua, mesmo após a morte.
A prece permite ajudá-los a se libertarem da perturbação que pode ocorrer após a morte.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.Para compreender o alívio que a prece pode proporcionar aos Espíritos que sofrem, deve-se lembrar do mecanismo de ação da prece.
A eficácia da prece está na sinceridade do pensamento, e não na quantidade de palavras ditas.
As preces que partem do coração ressoam em torno do Espírito, servindo como alívio.
Portanto, toda prece é útil para aqueles que sofrem depois que desencarnam, pois assim se sentem lembrados, aumentando seu ânimo, despertando o arrependimento e o seu desejo de reparar as suas faltas, podendo desviá-los do mal. A prece pode consolar e diminuir seus sofrimentos.
Aquele que tem esta certeza da eficácia da prece, não rezará em vão.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Estudos relacionados
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Artigo
A prece pelos desencarnados e pelos espíritos em sofrimento
Esta é uma livre interpretação.A caridade para com os inimigos deve segui-los além do túmulo.
O homem precisa lembrar que o mal que lhe fizeram foi uma prova e que poderia ter sido útil para seu progresso, se ele tirou proveito dela.
A prova pode ser ainda mais proveitosa do que as aflições puramente materiais, à medida que, à coragem e à resignação, se juntam a caridade e o esquecimento das ofensas.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Estudos relacionados
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo 10 | Bem-aventurados os que são misericordiosos
Capítulo 12 | Amai os vossos inimigos
Artigo
Inimigos desencarnados (artigo 1)
Inimigos desencarnados (artigo 2)
Esta é uma livre interpretação.Se a eficácia da prece fosse proporcional à sua duração, a mais longa deveria ser reservada para os mais culpados, porque eles precisam mais delas, do que aqueles que viveram de modo santo.
Recusá-las aos criminosos é não ter caridade e ignorar a misericórdia de Deus.
Acreditar que as preces são inúteis, porque um homem cometeu algum crime, é julgar antecipadamente a justiça de Deus.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.O homem não tem o direito de tirar sua própria vida. Depende somente da vontade de Deus tirá-lo do mundo e quando Deus achar conveniente.
Certamente que a justiça divina pode ser menos rigorosa devido às circunstâncias, porém, é severa com aqueles que querem tirar a própria vida, para escapar das provações.
O suicídio pode ser comparado com um prisioneiro que escapa da prisão, antes do término de sua pena e que, ao ser preso novamente, é detido com maior severidade. Da mesma forma, ocorre com aquele que tira sua vida e pensa que está escapando de um sofrimento, mas está se afundando em sofrimentos ainda maiores.
A prece dirigida para um suicida tem por objetivo abrandar os seus sofrimentos no mundo espiritual.
Consulte nosso site para conhecer as preces na íntegra.
Esta é uma livre interpretação.